Os
princípios orientadores do Programa da Rede Bibliotecas Escolares (RBE)
pretenderam dotar as escolas de meios que induzam à melhoria dos níveis
de formação dos seus utilizadores. A criação de contextos aprendentes,
que integrem diversos recursos e que contribuam para elevar os níveis de
literacia, fazem parte da missão da biblioteca escolar porque promovem a
autonomia e as aprendizagens ao longo da vida. O projeto Newton gostava de ler congrega duas conceções que nem sempre se associam:
. o conhecimento científico é decisivo para o avanço civilizacional;
. a biblioteca escolar garante condições para emanar ciência.
A rede local de bibliotecas de Aveiro tem no seu meio a Fábrica Centro CiênciaViva (FCCV) que abre as portas a todos os que pretendem experimentar e aprender ciência. A RBE convidou a Universidade de Aveiro (UA) para
desenhar conjuntamente um projeto que aliasse à experimentação
científica a promoção da leitura e fosse concretizável em bibliotecas
escolares integradas na RBE.
O
projeto criou um programa anual de leitura de livros em que,
transversalmente, a ciência está presente, criando pontes e motivações
para a realização de pequenas ações experimentais, envolvendo materiais
de custo acessível e de replicação simples noutras bibliotecas.
Agora no nosso agrupamento!
Nice blog. In this blog, you have discussed the guiding principles of the school library network. Really this is a very useful information. Thanks for sharing. Apart from this article, I learned about hammerhead shark which is the largest of all hammerhead species.
ResponderEliminar